Vamos Estudar - O Grupo Dos Oito
- gralhaazulcultural

- 7 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2021
PRIMEIRAMENTE...
Após a Segunda Guerra Mundial, o estilo de vida americano estava tomando conta do mundo. Músicas, moda, filmes e até o modo de vida norte americano estavam sufocando culturas por todo o globo.
Além disso, a herança da ditadura de Vargas também inibia a valorização da cultura regional em nome da unidade brasileira.
Por conta disso um jovem visionário decidiu mudar a situação... João Carlos D’Ávila Paixão Cortes percebeu que a cultura regional do Rio Grande do Sul estava se perdendo, decidiu então, em conjunto com alguns colegas do Colégio em que estudava (Júlio de Castilhos) criar o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) dentro do Colégio, com o intuito de resgatar e valorizar a cultural regional do Estado. No Departamento eram oferecidas palestras, organizava-se concursos de poesia e dança por exemplo, além de realizar as tertúlias.

VOCÊ CONHECE A INICIATIVA: OS PRECURSORES...
DO TRADICIONALISMO?
Até parece uma frase conhecida dos filmes... Mas, de certa forma foi assim que em 1947 João Carlos D’Ávila Paixão Cortes reuniu uma galera para formar o “Grupo dos Oito”.
Bem... em 1947 o capitão Darcy Vignoli, que presidia a Liga da Defesa Nacional, decidiu incluir na programação da Semana da Pátria o translado dos restos mortais de David Canabarro, de Santana do Livramento até o Panteão da Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre, esta solenidade seria realizada no dia 05 de setembro daquele ano.

Paixão Côrtes então sugeriu à Liga que tal ato fosse acompanhado por gaúchos pilchados, a cavalo, fazendo uma guarda de honra. A intenção seria relembrar os tempos áureos da época da Revolução Farroupilha.
Aceita a ideia, agora Paixão Cortes começou a buscar cavalos e encilhas, pedindo emprestado para as pessoas nas ruas os itens necessários.
Conseguir os cavalos e a encilha nem foi tão difícil... complicado foi achar jovens que tivessem a mesma disposição para montar nos cavalos e participar da cavalgada.
Se ele saiu perguntando: Você conhece a Iniciativa Precursores do Tradicionalismo? Não... mas, foi atrás dos colegas do Colégio Júlio de Castilhos, onde apenas dois ou três mostraram interesse, de resto, pessoas de fora da escola, familiares e amigos... assim nasceu o célebre GRUPO DOS OITO, os precursores do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Quem eram os Oito Cavaleiros?
· Paixão Côrtes;
· Cyro Dutra Ferreira;
· Ciro Dias da Costa;
· Cilço Campos;
· Orlando Jorge Dregrazzia;
· Fernando Machado Vieira;
· João Machado Vieira;
· Antônio João de Sá Siqueira.

Fontes de pesquisa:




Comentários